quarta-feira, 15 de junho de 2011

Perigo na net-FC

Viemos a saber que os problemas na Internet são cada vez MAIORES!! Queremos então alertar-vos sobre este problema com este pequeno video realizado por mim, e por uma amiga minha na Escola EB 2,3 P.Joao Coelho Cabanita. Na disciplina de Formação Cíviva. Esperemos que gostem e que fiquem alertados!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bullying-O que é?

O que é Bullying?
Bullying é um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar, ameaçar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Existe bastante este problema por várias escolas do País. Em casos extremos as vítimas podem apresentar ferimentos no corpo, ou seja violência física. Os bullies têm como característica uma personalidade autoritária, sentem necessidade de controlar ou dominar algo. Podem também sentir necessidade de praticar bullying, sentindo inveja, ou podendo ter problemas em casa com os seus familiares mais próximos, ''descarregando'' então na vítima.


Há várias maneiras de ser praticado o Bullying:
-Insultar a vítima;
-Acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
-Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade;
-Interferir com a propriedade pessoal da vitima como livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
-Espalhar rumores negativos sobre a vítima;
-Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a a seguir as ordens;
-Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma acção disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
-Isolamento social da vítima;
-Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento com publicação de fotos etc);
-Chantagem.
-Expressões ameaçadoras;
-Grafitagem agressivas para com a vitima;
-Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
-Fazer que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.

Bullying nas escolas!!!



Por Redacção

A PSP vai ouvir esta quarta-feira a adolescente vítima de agressões por parte de outras duas jovens, cujas imagens circularam na internet através de um vídeo divulgado no Facebook.

Também a mãe da vítima, que apresentou queixa, será ouvida pelas forças policiais, que já identificaram as agressoras menores, e o autor do vídeo, um jovem de 18 anos ex-aluno da escola frequentada pela adolescente em Queluz, no 7º ano de escolaridade.

A PSP anunciou que o jovem que terá filmado as agressões foi detido na segunda-feira pelo roubo de um telemóvel e que tem antecedentes criminais pela prática de crimes violentos.

O processo deu hoje entrada no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, esclareceu por seu lado a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL). Segundo a PGDL, a vítima deverá apresentar-se no Instituto Nacional de Medicina Legal de Lisboa para realizar exames médicos.



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Luta Contra a Sida!!

Milhões de pessoas morrem por ano com o vírus HIV/SIDA! Pode não ser apenas contagiado sexualmente, mas é uma das maiores razões de contagiamento: Falta de prevenção. Luta Contra a SIDA!!!





Vírus HIV/SIDA

Atenção! O Presevativo é importante!

Este é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só no planeamento familiar como também reduz o risco de transmissão de diversas doenças sexualmente transmitidas. É feito de látex ou poliuretano e geralmente vem já lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos. Deve estar presente durante todo o acto sexual: deve colocar-se antes de iniciar a penetração e retirar-se depois da ejaculação, antes que o pénis perca a erecção!
Portege-te a ti e à tua parceira, Usa o Presevativo!!

Prevenção na Adolescência

Há várias duvidas que te possam ocorrer nesta fase da adolescência. Para te informares mais e esclareceres as tuas duvidas, partilha-as, aqui no blogue, ou com os teus professores, familiares ou amigos. Não tens que sentir vergonha pois é normal quereres-te informar sobre o assunto.
A gravidez na adolescência é um problema que atinge muitos países e prejudica a vida das adolescentes e das famílias envolvidas. A melhor alternativa para acabar com esse problema é a educação, a informação e o diálogo entre os familiares e o casal.

Quando falamos de gravidez na adolescência estamos nos referindo ao período da vida entre 10 e 19 anos. Uma faixa que, com a expressiva diminuição da mortalidade infantil, tem vindo a crescer. No Brasil, corresponde a 20,8% da população geral. E é um problema muito sério, que está aumentando, inclusive em países desenvolvidos como nos Estados Unidos. A América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idade entre 15 e 19 anos. No Brasil, calcula-se que a incidência da gravidez nesta faixa esteja entre 14 a 22%.

A gravidez na adolescência envolve riscos como: maior incidência de anemia materna, pressão alta, parto complicado, infecção urinária, prematuridade do bebê, infecções pós-parto, dificuldade para amamentar... Além disso, a gravidez tumultua a vida da adolescente: apenas metade delas completa o Ensino Médio, enquanto que, entre as adolescentes que não engravidam, é de 95%. No Brasil, apenas 30% de adolescentes que tinham engravidado voltaram e concluíram os seus estudos.

A prevenção deve levar em consideração os principais factores da gravidez na adolescência: baixa auto-estima, dificuldade escolar, abuso de álcool e drogas, comunicação familiar escassa, pai ausente ou hostil, pais separados, amigas que engravidaram na adolescência... Os pais das adolescentes que não engravidam têm melhor nível de educação, o que mostra a importância desse factor. Outro ponto importante: 60% das adolescentes consideram que falar com o parceiro sobre contracepção seja um tema “difícil”. Na América Latina, 56% dos jovens admitem terem tido relações com um novo parceiro sem o uso de presevativo.
Conclusão: Estamos diante de um problema que é social e psicológico e que não será resolvido com castigos ou ameaças. Os jovens e os pais têm de falar sobre a gravidez na adolescência.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ciclo menstrual- Video 3D


A Higiene Corporal Feminina

Todos nós temos de adquirir hábitos de higiene diários tanto na adolescência como em toda a vida!A nível da lavagem diária do nosso corpo como a nível da higiene oral.
Quando chegas à puberdade, as glândulas sudoríparas/soduferas começam a produzir suor pegajoso e com cheiro, sobretudo nas axilas. É impensável não lavares esta parte do teu corpo, caso contrário deitarás um cheiro desagradável, conhecido por odor corporal.

A higiene durante o período menstrual
 É importante que durante o período tenhas uma boa higiene pessoal. Para tal existem os pensos higiénicos, os tampões e os protectores. Se não mantiveres uma boa higiene pessoal podes vir a ter algumas infecções vaginais!

O que são pensos higiénicos??
 São um tipo de protecção menstrual externa. São muito fáceis de usar porque se colocam na parte interna das cuecas, fixando-se com uma banda adesiva.

Durante o dia, devem ser substituídos de 4 em 4 horas aproximadamente. Dependendo da quantidade de fluxo. De qualquer forma, como é uma protecção externa será fácil para ti saberes quando tens de substituir.
  Existem pensos de diferentes espessuras e tamanhos adaptados à quantidade de fluxo menstrual.
 Os pensos não devem ser deitados na sanita, mas sim ser embrulhados na sua bolsinha ou em papel higiénico e deitados no caixote do lixo.
 Nos seus primeiros dias, deves sempre utilizar pensos higiénicos maiores do que nos ultimos dias da menstruação. Esta normalmente ocorre num período de 28 dias.

O que são tampões??

 Os tampões são um método de protecção menstrual interna: absorvem o fluxo antes de sair do teu corpo. Os tampões são rolos compactos de algodão, com um fio preso a uma das extremidades.

Empurras o tampão para dentro da vagina, com ajuda de um aplicador ou de um dedo, (mas nas tuas primeiras vezes é mais fácil e mais higiénico, para te habituares, empurrares o tampão para dentro da vagina com um aplicador) para que absorva o fluxo menstrual. Sempre que precisares de o mudar, puxas pelo fio e deita-lo simplesmente fora. As paredes da vagina, graças aos músculos vaginais que se fecham suavemente ao redor do tampão, uma vez colocado, impedem que caia.

Os tampões devem ser trocados com frequência de entre 4 a 8 horas, dependendo da quantidade do fluxo.
Como o fluxo varia, é muito importante que conheçamos e  usemos o tampão mais apropriado.Os tampões também se podem usar durante a noite!
Os tampões doem? Não. Se for bem colocado nem sequer vais notar que o tens posto! Se na primeira vez que colocares um tampão te doer ou te sentires desconfortável, retira-o e coloca um novo. O mais provável é que o tenhas colocado mal. Não te preocupes, com o tempo irás apanhar o jeito!
Posso ir à casa de banho com o tampão colocado? Sim! É claro que sim! Todas as mulheres possuem três orifícios na parte inferior do corpo: a uretra, a vagina, e o ânus. Por isso, com um tampão introduzido na vagina, os outros dois orifícios ficam livres para urinar ou defectar.

Uma rapariga virgem pode utilizar tampões?
Claro que sim. A utilização dos tampões não afecta em nada a tua virginidade. Uma rapariga ou um rapaz só deixam de ser virgens a partir do momento em que têm relações sexuais. O tampão introduzido através da abertura que existe no hímen, que é suficientemente grande para introduzires um tampão sem problemas alguns. 

Os tampões são maus para a saúde?
Não. Os tampões não interferem no funcionamento normal dos teus orgãos reprodutivos, porque estão na vagina. Apersentam-se num invólucro individual, para a colocação mais higiénica. Não existe nenhuma indicação de que os tampões aumentem  risco de infecções.

 São bastantes antigos os mitos que se criaram sobre o período, mas hoje em dia algumas pessoas persistem nestes falsos mitos. Vejamos agora muitos desses mitos.

·        Uma mulher com o período talha a maionese
·        A cerveja fica azeda
·        A mulher com o período estraga o vinho da adega
·        Se estiver com o período e tocares nas plantas estas acabam por morrer
·        A mulher menstruada não pode lavar o cabelo, se não morre
·        Não pode lavar os órgãos genitais
·        Não se pode praticar ginástica
·        O período faz engordar
·        As pessoas em redor apercebem-se se uma mulher está ou não menstruada
·        Sente-se mais débil pela perda de sangue
·        Não se pode beber bebidas frias

 Mas como referi atrás estes mitos são totalmente falsos, ou seja:
 Quando estiveres com o período podes tomar banho à vontade, aliás é importante que quando estás menstruada tenhas mais em atenção a tua higiene diária e podes fazer tudo por que estes mitos são, como o nome indica apenas mitos. São falsos.


Duvidas!!


Pergunta: Dá para curar a Acne??
R:Falso.A acne não é curável, ao contrário do apregoado em tantos anúncios de produtos para pele/acne. No entanto, utilizando remédios adequados e seguindo uma dieta equilibrada é possível controlar o avanço ou prevenir o seu desenvolvimento.


Pergunta: A Acne é pior na adolescência??
R:Verdadeiro.A acne é uma doença das glândulas sebáceas da pele decorrente da obstrução dos poros, com surgimento de lesões conhecidas popularmente por ''espinhas''. As lesões da acne geralmente ocorrem na face (mais comum), pescoço... Apesar de não ser uma séria ameaça à tua saúde, as cicatrizes permanentes podem desfigurar uma pessoa e serem motivo de ansiedade. A relação exacta entre acne e adolescência é desconhecida. As variações hormonais típicas do período/menstruação fazem com que as glândulas sebáceas aumentem seu tamanho em até três vezes.


Pergunta: Mulheres que não menstruam direito têm mais acne??
R:Verdadeiro.Em algumas mulheres, a acne persistente é causada pela produção excessiva de andrógenos e isto pode ser diagnosticado a partir de alguns sinais, como: acne de início na idade adulta, hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos em lugares onde antes não existiam), acne que piora no período pré-menstrual, ciclos menstruais irregulares e níveis sanguíneos elevados.

Pergunta: O stress piora a acne??
R: Verdadeiro. O stress realmente pode agravar a acne. Manter um padrão regular de sono é importante no controle desta.

Pergunta: O sol ajuda a melhorar a acne??
R:Falso.A princípio, o sol mascara a acne, desidratando as glândulas da pele, e parece melhorar. Contudo, o sol também danifica os folículos e causa entupimento dos poros, resultando em mais acne – este efeito em geral surge 3-4 semanas após muita exposição à luz solar.

Pergunta: Pizza, chocolate e outras “guloseimas” podem causar acne??
R:Falso.Menos de 2% dos casos de acne decorre de alergias alimentares. Na maioria das pessoas, não existe uma associação específica entre determinados alimentos e acne - o que existe é uma relação entre acne e ingestão calórica. Dietas hipercalóricas aumentam os níveis de testosterona e a testosterona aumenta a produção de secreção nas glândulas da pele - que posteriormente se transformarão em acne.
Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável. Alguns cientistas afirmam que cafeína e alimentos excessivamente salgados podem agravar a acne. Ainda, recomenda-se ingerir pouca gordura e pouco açúcar, aumentando a quantidade de frutas e vegetais – uma dieta rica em fibras vegetais e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. E bebe bastante água – oito copos diários são o mínimo recomendado!

Pergunta:Exercício ajuda a melhorar a acne??
R:Verdadeiro.Exercitars-te faz bem para a saúde, melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo – inclusive a pele, o maior deles. Tomea apenas o cuidado de lavar o rosto após os exercícios para remover o suor e a secreção oleosa que contêm bactérias--Estas umas das prinicpais responsáveis por o aparecimento da acne!

Pergunta: Pasta de dente ajuda??
R:Falso.Aplicar pasta de dente nas lesões antes de dormir, à noite, faz parte da rotina de muitas pessoas com acne. A pasta desidrata as lesões. Os pesquisadores dizem, porém, que o flúor presente nos cremes dentais causam espinhas e podem irritar ainda mais o local da aplicação. A escolha é tua.
Pergunta: Espremer melhora??
R:Falso.Em hipótese alguma espreme as tuas espinhas – isto só aumenta o risco de cicatrizes indesejáveis. Além disso, não coloques as mãos nos rosto talvez seja o remédio mais menosprezado na história do tratamento da acne. As mãos são uma fonte interminável de bactérias. Evitar este contato é especialmente difícil – em geral ele ocorre de maneira inconsciente – mas não menos importancia que todos os outros remédios e “simpatias” que tu utilizas.

Pergunta:Usar cosméticos não tem nada a ver com a acne??
R:Falso. Cosméticos oleosos (ex.: batons) podem causar a acne. Produtos capilares, quando em contacto com a pele, podem causar queimação ou prurido nas pessoas com acne, piorando.

terça-feira, 29 de março de 2011

Acne??? Nem pensar!!!!!

Muitos(as) dos(as) adolescentes tentam de qualquer maneira avitar a acne. Sim! Podes evitá-la mas não te podes curar dela. Podes talvez evitá-la tendo os devidos cuidados na tua pele e organismo:
- Bebe muita água e alimentos com muita fibra para o teu intestino ficar regulado e não saírem as impurezas pelo rosto;
- Limpa sempre a tua pele todos os dias com tónico (ex:água das rosas...);
- Todas as noites limpa a tua pele com ''Clean & Clear''.
- Manter um sono regular;
- Faz exercício.

Esperemos que ajude!!
(...se tiveres dúvidas por favor expõe-nas!)


domingo, 27 de março de 2011

Acne =/

A Menstruação pode também resultar do Aparecimento do Acne!!

A Menstruação

A menstruação é uma etapa importante na vida das raparigas. É a transição de criança para adolescente.

O que é a menstruação?
-A menstruação é um fluxo de sangue, libertado pelo revestimento interno do útero das raparigas/adolescentes. O seu ciclo normalmente é de 28 dias, ocorrendo continuamente a menos que seja interrompido pela gestação ou pela menopausa. Inicia-se na puberdade sendo mais comum entre a faixa dos 9 aos 17 anos de idade. A primeira menstruação tem o nome de menarca, a partir deste momento o corpo já se torna capaz de gerar outro ser vivo.

O ciclo Menstrual
 -No inicio de cada ciclo, o útero internamente reveste-se por um tecido, preparando-se para receber o embrião que ali se vai desenvolver durante todo o período de gestação. No caso de o óvulo ser fecundado pelos espermatozóides, ocorrerá a gravidez. Caso isto não aconteça, todo este tecido será perdido através da menstruação. Normalmente este processo ocorrerá mensalmente até que ocorra a gravidez, ou até que a ovulação cesse com a chegada da menopausa. A menstruação pode também ser interrompida por distúrbios emocionais, stress, desequilíbrio hormonal, subnutrição ou algumas doenças orgânicas. Muitas mulheres sofrem com sintomas doloridos e desagradáveis durante o período menstrual, como por exemplo, a dismenorréia (cólica menstrual) e a TPM (tensão pré-menstrual).

Sabias que…?
-Ausência da menstruação é conhecida por Amenorréia.

Tu és como és!!! ;)

Aqui está uma musiquinha para quem precisa de ouvir quando está mal com o namorado ;)

sábado, 26 de março de 2011

Entenda melhor a homossexualidade

Idade para namorar!

Namoros? É normal !!

  Estás numa fase da tua vida em que sentes que tens necessidade de ter um namorado ou até mesmo de te apaixonares (se ainda não estás de certeza de que o irás sentir). Tanto ocorre nelas como neles. Quando isto acontece podes ser correspondido(a) ou não.  Também há casos em que as raparigas ou os rapazes sentem que por quem estão apaixonados nem sequer sabem da sua existência, nesses casos, tenta não dar muita importância ao assunto. É claro quando o amor é correspondido ele ou ela pode até não ser aquilo que julgavas que seria. Por isso não te iludas demasiado. Tenta ser mais sociável e tenta conhecer-lo(a) melhor. Mas há sempre um amor verdadeiro, compreensivo,sincero... ''O amor verdadeiro é como os fantasmas.. Toda a gente fala nele mas nunca ninguém o viu''.

A Puberdade

A Puberdade

Como se forma a acne?


Assim como a acne, a borbulha ou ''espinha'' é um problema muito comum entre os adolescentes e jovens. Como se forma a espinha/borbulha? Porque é que é tão comum entre os adolescentes?
Para se entender como se dá a formação da acne e da espinha, lembrarmos da constituição da nossa pele. Ela se divide em camadas estas designadas por a epiderme e a derme. A derme possui pequenos “alvéolos” denominadas de glândulas.Glândulas sebáceas. Estas produzem uma secreção que é uma mistura complexa de lipídios, e é controlada por hormonas sexuais. Na puberdade a secreção sebácea é aumentada, devido à acelerada produção dessas hormonas. Por isso este problema é mais característico nos adolescentes.

Quando ocorre uma produção excessiva dessa secreção, há uma obstrução nos “canais” dessas glândulas, ocasionando dessa forma a acne, que pode ser esbranquiçada ou enegrecida. Este local fica propício às bactérias oportunistas que acabam infeccionando a região formando o que conhecemos como ''bicos'', ''borbulhas'' ou ''espinhas'' que são desprezadas pelos adolescentes.

Caracteres Sexuais Secundários



[Puberdade.jpg]
Mudanças Acontecem!!

 É normal que o teu corpo sofra várias alterações que sejam visiveis e que não te possam agradar.

No sexo masculino os caracteres são:
- Mudança da voz;
- Desenvolvimento da massa muscular;
- Aumento do pénis e dos testículos;
- Aparecimento da acne;
- Aparecimento de pêlos nos orgãos genitais, axilas, etc.;
- Aparecimento da barba;
- Inicio da produção de espermatozóides.

No sexo feminino são:
- Maior acumulação de gordura e alargamento das ancas;
- Desenvolvimento dos seios;
- Aparecimento da menstruação;
- Aparecimento da acne;
- Aparecimento de pêlos nos orgãos genitais. axilas, etc.

 Estas mudanças são perfeitamente normais nesta idade.